Capital

 1. Apresenta um conceito de “riqueza”.

 Riqueza é todo o património acumulado por um individuo, não apenas dinheiro mas também os bens materiais, ou seja todos os ativos financeiros e não financeiros. 


2. Distingue os novos-ricos dos novos pobres, relacionando-os com os conceitos de mobilidade social e desigualdade na repartição do rendimento.

 Novos-ricos são aqueles que não nasceram ricos e ficaram ricos rapidamente nos anos 1990/2000 à custa da internet, através das novas possibilidades oferecidas pelos empregos  dot.com. Os que são novos-pobres são aqueles que têm um emprego e trabalham para pagarem as suas despesas, por exemplo, os empréstimos da casa e carro e as despesas familiares; no caso desses indivíduos ficarem desempregados tornaram-se novos-pobres.


3. A revista Forbes publica anualmente listas das pessoas mais ricas do Mundo. Partindo destas, a Wikipédia indica os 10 mais ricos do Mundo desde 2000. Analisando os rankings de 2022 e 2023, refere:
a) se se verificaram muitas mudanças nos primeiros 5 lugares;

 Verificaram-se mudanças nos primeiros 5 lugares entre os 2020 e 2023 nos 10 mais ricos do mundo desde 2000, em 2022 Elon Musk estava em primeiro lugar, e em 2023 desceu para segundo lugar e foi ultrapassado por Bernard Arnault e a sua família que se encontrava em terceiro lugar em 2022.
  Em 2022 Jeff Bezos estava em segundo lugar e em 2023 desceu para terceiro lugar.
  Bill Gates em 2022 estava em quarto lugar e em 2023 desceu para sexto lugar.
  Warren Buffett manteve o seu posicionamento no quinto lugar
   Larry Ellison estava em estava em oitavo lugar e em 2023 subiu para quarto lugar

b) o país dominante nas listas;

 O pais dominante na lista dos 10 mais ricos do Mundo é Estados Unidos. 

c) o interesse da indicação dos sectores de actividade.

 O interesse nos setores de atividade são os artigos mais luxuosos e rentáveis que iram gerar mais rendimento, ou seja, iram gerar mais riqueza. 


4. Distingue riqueza de capital.

 Capital é o conjunto de objetos de trabalho e de meios de trabalho que contribuem para a produção de bens, ou seja, é tudo aquilo que é utilizado no processo produtivo incluindo o conhecimento e os meios materiais. Riqueza é a abundância de bens materiais e dinheiro. Uma riqueza só é capital se for serviço de um processo produtivo. 

5. Define os seguintes conceitos de capital: capital financeiro, capital técnico, capital circulante, capital fixo, capital social, capitais próprios, capital alheio, capital natural e capital humano.

 Capital próprio são os meios financeiros que são propriedade de uma empresa e capital alheio é o contrário de capital próprio, ou seja, são os meios financeiros que não são propriedade de uma empresa. 
 Capital fixo representa todos os meios de produção que não se anulam durante o processo produtivo, como as máquinas usadas. 
 Capital circulante é o que designa as matérias-primas e subsidiárias que irão envolver os produtos finais. 
 O valor que um acionista ou sócio investe numa empresa no momento da sua abertura é considerado capital social.  
 Capital financeiro é o conjunto de meios financeiros de uma empresa e este pode ser dividido em capital próprio e capital alheio. 
 Capital técnico é o conjunto dos meios que permitem a produção e divide-se em capital fixo e capital circulante. 
 Capital natural são os bens que a natureza disponibiliza ao Homem para a produção de outros bens, incluindo os bens renováveis e os não renováveis. 
 Capital humano é a educação, capacidades e competências que cada humano adquire e desenvolve ao longo da sua vida. 


6. Utilizando as definições do ponto 5. classifica os seguintes itens:
a) recursos que um empresário mobilizou para a actividade produtiva

Capital financeiro

b) valores financeiros dos proprietários da empresa, afectados à produção

Capital próprio
c) um empréstimo bancário que a empresa contraiu

Capital alheio
d) maquinaria, edifícios, matérias-primas e matérias-subsidiárias empregues no processo produtivo

Capital técnico
e) maquinaria, edifícios, etc. que são utilizados em vários ciclos produtivos (durante vários anos)

Capital fixo
f) matérias-primas, que são incorporadas no produto acabado, participando num único ciclo produtivo

Capital circulante
g) montante de recursos financeiros colocados à disposição de uma empresa pelos seus sócios

Capital social
h) recursos naturais

Capital natural

i) factor produtivo trabalho

Capital humano


7. “De acordo com as nossas estimativas, o número global de milionários ultrapassará os 85 milhões em 2027”. (pp. 41 do The Global wealth report 2023).
Consultando a Tabela 1 deste relatório (pp. 42) identifica os cinco países que ganharão mais milionários em 2027, face a 2022.

 Em primeiro lugar dos países que ganharam mais milionários em 2027 será a China que contará com 13 197 mil milionários, havendo assim um crescimento de 6966 mil milionários, ou seja, mais 6966 mil milionários em 2027 comparando com 2022.

Em segundo lugar encontra-se os Estados Unidos com um crescimento de 3657 mil milionários, passando então a haver 26 367 mil milionários em 2027.

O Reino Unido em terceiro lugar conta um aumento de 2194 mil habitantes. Em 2022 haviam 2 556 mil milionários e em 2027 passaram a haver 4 750 mil milionários. 

O Canadá, em quarto lugar, em 2022 tinha 2 032 mil milionários e em 2027 conta-se com 3 310 mil milionários, sendo este um aumento de 1 278 mil milionários.

E em quinto lugar, encontra-se a França que em 2027 terá 4 031 mil milionários e em 2022 tinha 2 821 mil milionários, um aumento de 1 210 mil habitantes. 
 










Comentários

Mensagens populares deste blogue

Necessidades- Noção e classificação

Taxa de desemprego

Custo de Oportunidade