História e tipos de moeda- TPC

 8. Explicita o conceito de papel-moeda.

Papel-moeda são notas inconvertíveis, cuja aceitação é imposta pelo estado. 

9. Define moeda escritural.
Moeda escritural é a moeda que é constituída pela movimentação dos depósitos bancários. A movimentação dos valores depositados nos bancos pode ser feita através de cheques, ordens de transferências, cartões de débito/crédito, letras de câmbio (promessa que fica escrita numa letra, onde o comprador se compromete e comprar um certo bem a prestações, a letra de câmbio é dada pelo fornecedor do bem) e vales de correio. 

10. Define moeda de plástico.

As moedas de plástico são os cartões de débito, crédito e pré-pagos

11. Define moeda electrónica.
Moeda eletrónica consiste na utilização dos computadores para fazer movimentações diretamente nas contas bancárias, utilizando apenas a internet. 

12. Relaciona a evolução tecnológica com o processo de desmaterialização da moeda.
Com a evolução tecnológica, foram sendo criadas novas formas de pagamentos onde não são necessárias a intervenção de moeda física, havendo uma maior intervenção de meios eletrónicos como meios de pagamento. 
Esta evolução tecnológica tem sido fundamental para o processo de desmaterialização da moeda, que consiste no processo de evolução da moeda onde a moeda perde conteúdo material, ou seja, o uso da moeda física (notas e moedas) irá cada vez mais diminuindo e uso de meios eletrónicos irá aumentando. 
MBWay e PayPal são exemplos de formas de pagamentos onde não existe a intervenção de moeda física. 
Os cartões de débito são aqueles que requerem que haja um saldo positivo na conta para que seja possível a realização de transações, pois o dinheiro é instantaneamente descontado ao saldo da conta. 

Os cartões de crédito têm um plafond pré-definido. Os cartões de crédito só são emitidos pelo banco a clientes com bens, ou seja, pessoas com dinheiro, pois o banco tem que ter a certeza que vai ser pago. Para o banco ter a certeza que irá ser pago, é feita uma análise ao perfil do cliente. Por exemplo, uma pessoa que tenha um cartão de crédito com um plafond de 2 000€, terá que ter um ordenado em volta de 2 000€ para garantir ao banco que irá pagar.  

O cartão pré-pago possuí um montante de dinheiro disponível, cujo foi pré-definido pelo emitente. Desde que este cartão possua um saldo disponível, poderá ser utilizado de forma semelhante à do cartão de débito. 




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Necessidades- Noção e classificação

Taxa de desemprego

Custo de Oportunidade