História e tipos de moeda

 1. Distingue troca directa de troca indirecta.

A troca direta consiste na troca feita de produto por produto. A troca indireta necessita da introdução da moeda como intermediaria na troca.

2. Apresenta exemplos de bens que tenham sido utilizados como moeda.

Alguns exemplos de bens que tenham sido utilizados como moeda são: vacas, vinho, cerveja e cigarros. 

3. Define moeda-mercadoria.
 Moeda-mercadoria são todos os bens que são utilizados como moeda. 


4. “Para que um bem apenas sirva como moeda, esse bem deve ser inútil”. Justifica.

Para que um bem sirva apenas como moeda, este necessita de não ter procura não monetária. Por exemplo, o ouro é um bem que não serve como moeda, pois existe uma procura monetária por ele. Se uma moeda de ouro for derretida, o ouro derretido poderá ser utilizado por ourivesarias para o transformar em bijuteria.
Ou seja, para que um bem seja considerado moeda, depois de derretida por exemplo, não poderá ter algum tipo de valor, caso contrário, o seu valor enquanto moeda irá diminuir. 

5. Refere as características que um bem deve apresentar para funcionar adequadamente como moeda.
Para que um bem funcione adequadamente como moeda, este deverá apresentar características, tais como: divisibilidade, por causa dos trocos; durabilidade, para que a moeda não se degrade com o tempo; aceitabilidade geral, porque se não reconhecida por todos, não cumprirá a sua função de moeda; ter reduzida procura não monetária; manter o valor, pois se o valor variar tornar-se-á difícil o seu uso; ser prática de movimentar, porque uma moeda muito volumosa ou muito pesada torna-se difícil de usar nas trocas; dificilmente falsificada. 

6. Define moeda de papel (primeiras notas).
A  moeda de papel são constituídas pelas notas do banco, que inicialmente eram convertidas em ouro e prata. 

7. Explicita o conceito de moeda fiduciária (da expressão latina fiduciariu, que depende de confiança).

Moeda fiduciária é a moeda que não necessita de qualquer titulo (ouro ou prata), ou seja, não tem valor intrínseco. O valor da moeda fiduciária baseia-se na confiança que um certo indivíduo tem com a pessoa que lhe emitiu o título. 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Necessidades- Noção e classificação

Taxa de desemprego

Custo de Oportunidade