1. Escreve uma composição centrada nas necessidades que satisfazes quotidianamente utilizando dez dos termos que se encontram a negrito acima. Todos nós sentimos necessidades económicas e necessidades não económicas como por exemplo a nivel de necessidades não económicas temos : dormir , respirar , andar e conversar , que são necessidades que podem ser realizadas sem nenhum tipo de custo económico e como exemplo de necessidades económicas temos a nossa alimentação , roupa que vestimos e comprar itens para o nosso lazer e prazer (livros , jogos , jóias , etc ) , porque apesar de comer ser uma necessidade com importância primária temos que pagar para termos os alimentos , a roupa é uma necessidade com importância secundária que também tem um custo e os itens de lazer e prazer são uma necessidade com importância terciária pois são desnessários e com custos . As nossas necessidades são multiplas e algumas delas relativas e substituiveis mas temos que saber hierarquizá -las para dá
1. Com base na imagem acima, calcula a Taxa de Actividade, indicando as operações. 5287.3 / 7689.8 = 0.69 x 100= 68.76%= 69% 2. Com base na imagem acima, calcula a Taxa de Desemprego, indicando as operações. 343.6 / 5287.3 = 0.06 x 100= 6% 3. Interpreta a Taxa de Actividade calculada em 1.. Como foi calculado em 1, em 7689.8 (população total), 69% da população está ativa. 4. Interpreta a Taxa de Desemprego calculada em 2.. Com a taxa de desemprego calculada podemos afirmar que 6% da população está ativa mas desempregada. 5. Utilizando as taxas de desemprego, referentes a Setembro de 2023, nos Quadros da p. 10 do destaque acima referido, justifica : - o género mais penalizado pelo desemprego; O género mais penalizado pelo desemprego em Setembro de 2023 são as mulheres com 7.1% de desemprego devido à desigualdade de género presente no trabalho no dias de hoje. - o grupo etário mais penalizado pelo desemprego. O grupo etário mais penalizado pelo desemprego em Setembro d
1. Explicita o conceito de custo de oportunidade. Ilustra-o referindo dois exemplos. O custo de oportunidade é quando alguém tem que fazer uma escolha e irá acabar por prescindir de alguma hipótese, por exemplo ao comprar um telemóvel novo, não irei comprar um computador ou então se forem realizadas obras numa casa, o proprietário irá deixar de comprar novos eletrodomésticos. 2. Utilizando o conceito de custo de oportunidade, confronte a hipótese de terminar o Ensino Secundário aos 17 anos com a alternativa de o terminar mais tarde. Uma pessoa que termine o secundário com 17 anos irá trabalhar e a ganhar o seu dinheiro mais cedo e com isso as hipóteses de fazer a sua vida mais cedo (sair de casa dos pais e comprar a sua própria habitação) serão maiores. Por outro lado, a pessoa que terminar o secundário mais tarde irá viver à custa dos pais até mais tarde, porém poderá entrar na faculdade e conseguir um emprego mais estável e melhor do que o da pessoa que terminou o secundár
Comentários
Enviar um comentário